Marketing de Afiliados: Descubra o que é e como funciona!

A internet é uma poderosa ferramenta para fazer negócios, já que cada vez mais as pessoas a utilizam para buscar informações e avaliar alternativas antes de adquirir produtos e serviços.

Por isso, existe uma infinidade de possibilidades para ganhar dinheiro vendendo pela internet. Neste artigo vou falar de uma delas que é trabalhar com marketing de afiliados.

Vamos lá…

Entenda o que é marketing de afiliados

Marketing de afiliados é um forma de publicidade online e aplica-se a produtos físicos e digitais. Entretanto, todos os exemplos deste artigo serão voltados exclusivamente para produtos digitais.

Para entender como funciona é preciso conhecer alguns termos:

  • Produtores: São empresas ou empreendedores que criam produtos digitais.
  • Afiliados: São pessoas que divulgam produtos em troca de comissão a cada venda.
  • Plataforma de afiliação: Sistema que gerencia a parceria entre produtores e afiliados.
  • Produtos digitais: Cursos, palestras e ferramentas online, e-books, aplicativos etc.
  • Link de afiliado: É um link exclusivo para que a plataforma rastreie a sua venda.

Em resumo, o marketing de afiliados funciona de maneira bem simples:

  • O produtor disponibiliza suas ofertas (produtos digitais) na plataforma de afiliação.
  • Você cadastre-se na plataforma e faz sua pesquisa para escolher qual produto divulgar.
  • Ao decidir, afilia-se ao produto e recebe um link exclusivo para começar a promovê-lo.
  • E toda vez que faz uma venda através deste link, recebe comissão.

Nesta relação comercial, todos saem ganhando, já que os produtores ganham mais braços trabalhando para vender seus produtos, os afiliados comissões ao fazer suas vendas e os clientes acesso a mais canais para pesquisar sobre o produto.

Vamos conhecer mais detalhes

As plataformas de afiliados ficam responsáveis por todo o gerenciamento do processo. Oferece infraestrutura segura, ferramenta para pagamentos online, entrega automatizada dos conteúdos aos compradores, pagamento automático das comissões aos afiliados e ainda disponibiliza relatórios para acompanhamento das vendas.

Nelas você encontra milhares de produtos para se afiliar. Mas para ter sucesso neste mercado, é importante optar pela promoção de produtos de um mesmo nicho.

Exemplo:

Vamos supor que você escolha trabalhar com o nicho “Venda de brigadeiros gourmet”.

  • Neste caso, o ideal é promover apenas produtos que atendam este nicho, como por exemplo: cursos e ebooks que ensinem fazer brigadeiros gourmet, cursos que ensinem vendê-los, palestras sobre o tema etc.

E prestar atenção a detalhes como:

  • Valor da comissão: No início afilie-se a produtos com comissão acima de R$ 100,00.
  • Popularidade do produto: Produtos conhecidos no mercado são mais fáceis de vender.
  • Pontuação de satisfação dos clientes: A avaliação positiva do produto, indica qualidade.
  • Requisitos para se afiliar: Existem produtos que só permitem afiliação de pessoa jurídica, e por isso, muitas vezes vale a pena pensar em ter um CNPJ.

As maiores plataformas de afiliação no Brasil são: Hotmart, Eduzz e Monetizze.

Como divulgar os produtos?

Você pode divulga-los das mais variadas formas, conheça as principais:

1 – Ter seu próprio blog

A grande vantagem de ter um blog é poder construir audiência de forma segura, contar com a força do Google, estreitar relacionamento com os clientes e conquistar novos.

Saiba mais sobre o tema, leia meu artigo: Blog: Porque o seu negócio online dever ter um!

2 – Criar lista de e-mails

Esta é uma ótima forma de vender como afiliado, pois trata-se de uma estratégia simples e eficaz, que mostra para as pessoas que te acompanham que você não esta apenas interessado em vender para elas, mas sim em ajuda-las entregando conteúdos de valor.

Existe diversas ferramentas de e-mail marketing no mercado, mas a que eu indico é a LeadLovers, não só por ser a que eu utilizo, mas porque trata-se de uma ferramenta completa, que permite enviar e-mails, criar páginas de vendas, captura e área de membros, que é bem legal para quem deseja criar bônus para entregar as pessoas que comprarem através dos seus links.

3 – Redes sociais (Em especial o Youtube)

As redes sociais são os canais mais utilizados para divulgar produtos e serviços, e por isso, independentemente da sua estratégia, será necessário utiliza-las para levar pessoas até seu blog, ou para construir sua lista de e-mails.

As mais usadas por afiliados são: Facebook, Instagram, Twitter, Pinterest e Youtube. Entretanto, a queridinha de muitos afiliados é o Youtube. Eu mesma, ainda não estou fazendo uso deste canal, mas já estou planejando começar.

Se quiser aprender como ter sucesso vendendo como afiliada através desta mídia social, conheça o Curso Viver de Youtube – Da Karyne Otto.

4 – Anúncios Pagos

Você também pode trabalhar com anúncios pagos, tanto nas redes sociais, como no Google Adwords. Eu ainda não estou trabalhando com anúncios, mas futuramente pode ser uma possibilidade.

Se decidir trabalhar desta forma você só precisa ficar atenta, para ver se o produto esta se pagando e se possui uma conversão positiva. Ou seja, se do valor investido esta voltando pelo menos 50%.

Existe algum curso que ensine passo a passo como trabalhar com marketing de afiliados? 

Sim existe, e se você quer ter bons resultados trabalhando como afiliada,  e não quer perder tempo com estratégias erradas, recomendo que invista (assim que possível) em um bom curso que ensine passo a passo como construir toda a estrutura do seu negócio online e fazer suas vendas.

Abaixo vou deixar o link de dois EXCELENTES cursos que INDICO para você começar seu negócio online da forma certa e trabalhar no conforto da sua casa, sem precisar enfrentar o trânsito caótico da hora do rush.

E então, animada para empreender online?


Espero que este artigo tenha te ajudado a entender melhor este mercado de trabalho!

Se gostou deixe um comentário e se achar que este artigo pode ajudar alguma amiga, compartilhe!

Abraços, sucesso e até o próximo artigo 😉

5 (100%) 1 vote