Como ganhar dinheiro no Instagram

Você sabia que é possível ganhar dinheiro no Instagram? Isso mesmo, o poder dessa mídia social para negócios é enorme, já que atualmente possui 700 milhões de usuários ativos, e vêm agregando cada vez mais, novos recursos para empresas.

Se ainda não a utiliza, deveria! Pois esta rede social tem dado bons resultados tanto para negócios digitais como para os tradicionais.

Por outro lado, se já faz uso deste canal, mas ainda não teve qualquer benefício, saiba que o motivo para seu insucesso pode ser mal uso. Então, se deseja mudar este cenário, e começar a ganhar dinheiro no Instagram, leia este artigo e aplique as minhas dicas.

Mas não espere encontrar alguma fórmula mágica para isso, pois aqui você encontrará apenas dicas para melhorar a sua estratégia dentro desta plataforma e assim atrair pessoas realmente interessadas na solução que o seu negócio tem a oferecer.

E então, quer saber como ganhar dinheiro no Instagram?

1º Dica: Otimize a descrição do seu perfil

Se você quer ganhar dinheiro no Instagram, precisa ser encontrada pelo seu público-alvo. 

Para isso é necessário ter um perfil otimizado, já que este é o seu cartão de visita nas redes sociais.

Além disso, é a primeira coisa que seu público-alvo vê sobre você ou sua marca, quando acessam a sua página.

Por isso, é preciso saber o que escrever nele para que fique bem feito.

Segue abaixo alguns elementos que não podem faltar na sua descrição

Na grande maioria das vezes, ao criarmos um perfil nas redes sociais, iniciamos com a escolha de um nome. E por isso vou começar falando dele. Muita calma nessa hora… Se for preciso faça um brainstorm para que escolha um bom nome ligado a palavra chave do seu negócio.

Na hora de escolher uma foto para o perfil, prefira sempre o uso de fotos pessoais, mas profissionais, ao invés da logomarca. Pois na internet as pessoas preferem comprar de pessoas a comprar de empresas, porque sentem-se mais a vontade e mais seguras quando sabem quem está do outro lado. Por isso, ter uma foto sua, ao invés da logo, fará as pessoas se conectarem e confiarem mais em você e na sua marca.

Na descrição do perfil, faça um detalhamento dos serviços prestados por você ou pela sua empresa, de forma bem objetiva, para que as pessoas saibam o que você faz ou o que você vende.

Evite incluir palavras ou termos técnicos. Prefira sempre palavras e termos mais comuns para o público em geral.

Faça uma pesquisa para saber quais são as palavras chaves mais utilizadas em seu mercado. E utilize no mínimo uma palavra chave na sua descrição. Pois elas são importantes para que você seja encontrada.

Insira também na descrição do seu perfil, dados para contato, como por exemplo e-mail e Whatsapp, para que as pessoas possam te encontrar caso se interessem pelos seus produtos e/ou serviços

Faça também uso de emojis, pois eles alteram o humor das pessoas e podem ser utilizados na sua descrição.

Na descrição do seu perfil você também encontra um único espaço que permite uso de link clicável e essa pode ser uma ótima ferramenta para você ganhar dinheiro no Instagram.

Já que neste espaço você poderá inserir o link do seu site, de uma recompensa digital, como por exemplo um ebook, uma palestra online, ou mesmo, uma página de captura para construção da sua lista de e-mails de possíveis clientes (Leads).

Aproveite esse espaço e deixe um presente para as pessoas que estão entrando no seu Instagram. Esse será o primeiro passo para você construir um forte relacionamento com seu público-alvo.

2º Dica: Utilize hashtags de forma estratégica

Usar hashtags nos posts aumentam as suas chances de ser encontrada e com isso cresce a possibilidade de você ganhar dinheiro no Instagram.

Embora seu uso seja algo muito comum, sempre vejo perfis com grande potencial, que não crescem por não utilizarem esta técnica super simples em suas postagens.

Além de aumentar as suas chances de ser encontrada, as hashtags identificam de forma segmentada o seu nicho de atuação e assim atrai as pessoas certas para o seu negócio.

Esta técnica funciona como um elo que une seu público com o seu conteúdo.

O Instagram permite o uso de até trinta hashtags em cada post, mas aconselho que utilize de forma equilibrada e certeira.

Além disso, sempre que for inseri-las em suas postagens, abra um comentário para elas, deixando assim o seu perfil limpo e organizado.

Na hora de escolher as suas hashtags, opte pelas que representem o seu segmento e o seu nicho. Exemplo: Nutrição (Segmento) / Nutrição Clínica Funcional (Nicho). E crie hashtags próprias.

Se você tem um negócio local, não se esqueça de usar as hashtags da sua região.

Muitas marcas esquecem de usá-las, e para você que atende uma única região, fazer uso do geomarketing é fundamental.

Pois seu uso otimiza seus posts para que sejam vistos no lugar certo, pela audiência certa. Exemplo: #nutricionistasp.

Faça uso também de hashtags de eventos e datas comemorativas que  estejam relacionadas com seu público.

Dessa forma, as pessoas que estiverem neste evento ou comemorando esta data, estarão conectadas a você.

3º Dica: Crie uma comunicação assertiva

A boa comunicação é um dos pilares fundamentais para o sucesso de uma estratégia de marketing digital. E por isso é necessário dominar a arte da comunicação assertiva.

Em outras palavras, se você quer ganhar dinheiro no Instagram, precisa acertar a comunicação com seu público.

Segue algumas dicas para você desenvolver está habilidade

Conheça o seu público-alvo! Descubra quais são os seus desejos, dúvidas e objeções, pois isso é fundamental para acertar na comunicação.

Faça alguns questionários para fazer pesquisas com seu público, com ferramentas como  Google Forms ou Survey Monkey, que são excelentes e gratuitas.

Antes de produzir os conteúdos e publicar na sua página do Instagram, pesquise a fundo sobre o tema e teste soluções.

É preciso ter conhecimento sobre o assunto que vai abordar antes de falar, pois o achismo fragiliza o conteúdo e faz com que as pessoas não acreditem no que você está dizendo. Mostre o que você sabe usando suas experiências como exemplo.

Produza conteúdos que respondam às dúvidas, mate as objeções e satisfaça o desejo do seu público-alvo.

Dê atenção ao outro! Responda os comentários deixados em suas publicações e não se limite a um simples obrigado!

Estimule a comunicação fazendo perguntas e reserve um tempinho do seu dia para passear pelos perfis do seu público-alvo e interagir também com as publicações feitas por eles.

Tenha empatia! Coloque-se no lugar do outro e veja se ele está entendendo o que você diz.

Pense em como ele se sente ao ler ou ouvir a sua mensagem. A assertividade só funciona quando a outra pessoa capta a mensagem que você passa.

Pergunte para seu público qual é o melhor formato de conteúdo para ele. Será que ele prefere ler um artigo? Ver um vídeo? Ou ouvir um Áudio? Será que ele tem tempo para ler artigos longos? Ou prefere uma versão resumida?

Se envolva verdadeiramente com a causa do seu público-alvo e demonstre entusiasmo em ajudá-los. Se você não se envolver, fatalmente perderá o interesse deles.

4º Dica: Atraia seguidores segmentados

Eu particularmente, tenho receio de ensinar formas para atrair seguidores porque sem a aplicação de uma estratégia por trás das técnicas de atração, essa de nada funciona para o que de fato é importante, ou seja alavancar as suas vendas. Mas sei que esta certamente é a dica mais esperada por você.

E por isso tenho o dever de alertar: Se você tem poucos seguidores, ainda que deseje mudar este cenário, nunca cometa a insanidade de comprar seguidores, por duas razões, primeiro que seguidores não qualificados, ou seja, que não são seu público-alvo, muito dificilmente  irão comprar de você, segundo que provavelmente você estará comprando seguidores fakes, que não te servirão de nada, já que é impossível converter seguidores fakes em clientes.

Se você quer ganhar dinheiro no Instagram, o ideal é atrair seguidores de forma segmentada.

E para isso recomendo o uso da ferramenta Gerenciagram.

Que é uma ferramenta que conecta-se ao seu perfil do Instagram para realizar curtidas e seguir perfis de forma automática, mas sempre respeitando parâmetros definidos por você.

O que te permite engajar com perfis dentro dos seus padrões e público desejado, baseando-se em hashtags e localização.

Criando dessa forma interações com perfis do seu interesse, a fim de divulgar sua conta e atrair pessoas interessadas no seu conteúdo e na solução que o seu negócio tem a oferecer.

5º Dica: Se aproxime do seu público fazendo Stories e Lives

Faça uso do Stories para compartilhar novidades e um pouquinho dos bastidores do seu negócio. Tenho certeza que seu público vai adorar e isso o tornará mais próximo de você.

E também abuse das lives que são vídeos ao vivo e de curta duração que podem ser visto não só pelos seus seguidores, como também por pessoas que ainda não conhecem a sua página, pois elas conectam as pessoas e garante ótimo engajamento.

Para que a suas lives sejam produtivas, sempre defina um tema e faça um roteiro com todos os pontos a serem discutidos. E quando começar a live lembre-se de se apresentar e informar qual será o tema da live para o público que estiver assistindo.

Torne seu conteúdo dinâmico e atraente para reter a atenção do seu público, abra espaço para responder às dúvidas da sua audiência e não faça propagandas agressivas do seu produto ou serviço. Ofereça sempre conteúdo que agregue valor para seu público e no final da live faça a sua chamada para ação.

6º Dica: Faça call-to-action em todas as suas publicações

Call to Action, em tradução literal, significa “chamada para ação” e este é o mesmo objetivo do seu uso, ou seja, indicar para as pessoas, qual será o próximo passo a ser realizado em determinada situação.

Se você parar para prestar atenção, verá que todos os dias somos impactados por diversas chamadas para ação e um bom exemplo dessas call to actions são essas placas com mensagens como empurre e puxe, geralmente instaladas em portas de lojas, salão de beleza.

Este tipo de sinalização existe para indicar o que devemos fazer naquele contexto ou como interagir com determinado objeto.

No universo online não é diferente. Há várias ações que desejamos que sejam executadas, tais como interagir com um post, fazer um cadastro no blog para receber as atualizações, preencher uma pesquisa, fazer o download de um e-book, solicitar um orçamento.

O papel da call to action no universo online, é servir de ponte para essas ações.

Vejo muitas pessoas reclamando que não estão conseguindo que seu público interaja com o perfil da empresa. Isso pode acontecer por vários motivos e um deles pode ser a falta de uma CTA (Call-to-action). Por isso, se você ainda não está fazendo suas call-to-actions recomendo que inicie imediatamente.

Concluindo

Essas são dicas simples, que uso no meu dia a dia e que podem incrementar a sua página e fazer você ganhar dinheiro no Instagram. Aplique-as em seu negócio e tenha ótimos resultados.

Espero ter te ajudado de alguma forma!

Se gostou do artigo e acredita que essas dicas podem ajudar alguma amiga, não deixe de compartilhar. E não se esqueça de deixar o seu comentário aqui abaixo me dizendo o que achou das dicas!

Abraços, muito sucesso e até o próximo artigo!

Avalie este artigo!