Descubra como construir autoridade digital!

Empreender online para ter flexibilidade de tempo e espaço, é o sonho de muitas mulheres!

O que nem todas sabem, é que para ter sucesso no universo online, é preciso se tornar uma autoridade digital.

Em outras palavras, você precisa se tornar conhecida em um nicho de mercado, para que as pessoas confiem em você e no seu trabalho e como resultado passe a comprar seus produtos e/ou serviços.

Quer saber porque isso é necessário e como começar a construir a sua?

Continue lendo este artigo!

Porque você precisa ter autoridade digital

Quando pequenos somos educados para respeitar e confiar nos conselhos dos nossos pais e professores, em parte por terem mais sabedoria, em parte por serem pessoas que controlam nossas recompensas e punições.

Comportamento esse que continuamos exercendo mesmo após nos tornarmos adultos e que passamos a reproduzir também com personalidades como empregadores, médicos, policiais, juízes etc.

Este aprendizado, constitui em nós uma profunda percepção de autoridade, nos transformando em pessoas eternamente obedientes a figura da autoridade, até mesmo em situações onde algo parece não se encaixar.

E isso acontece porque uma vez percebido que ser obediente a uma autoridade é compensador, facilmente nos permitimos a obediência automática.

Adotamos o mesmo comportamento com pessoas que demonstram domínio em determinados temas e que sabem resolver problemas relacionados a ele.

E é isso que torna essa informação tão relevante para uma estratégia de marketing digital. Já que ser uma autoridade, irá transformar você em uma pessoa que mereça: respeito, atenção e admiração.

Para ficar mais claro, imagine a seguinte situação: você esta buscando na internet um curso online que te ensine a usar as novas mídias para alavancar os resultados do seu negócio, e você se depara com duas opções.

A primeira é o curso de uma especialista que você já conhece e acompanha nas redes sociais.

A outra é o curso de um profissional do qual você nunca ouviu falar.

Daí você resolve pesquisar o nome dele na internet, mas você não encontra quase nada a seu respeito, muito menos depoimento de clientes satisfeitos.

Agora responda: De quem você compraria o curso?

Muito provavelmente sua escolha seria o da especialista que já conhece.

E essa decisão esta totalmente atrelada a autoridade, segurança e confiança que essa especialista transmitiu a você ao trabalhar sua marca na internet, produzindo conteúdos relevantes e mantendo constância em suas publicações.

Para somente depois colher os frutos, sem precisar fazer muito esforço.

E então, bora colocar a mão na massa?

5 dicas para você construir a sua autoridade digital

1 – Conheça seu público-alvo

Faça pesquisas e descubra quem é seu verdadeiro público-alvo. Investigue detalhes como: idade, sexo, localização geográfica, em quais mídias sociais estão presentes, quais dúvidas e problemas possuem que seu produto ou serviço pode solucionar.

2 – Construa sua reputação

Comece a produzir e entregar de forma constante, conteúdos que respondam dúvidas e que ajude seu público a resolver problemas relacionados ao seu trabalho.

Dependendo da sua área de atuação, ter um canal no Youtube te ajudará bastante. Se quiser aprender como utilizar esta ferramenta em seu negócio recomendo que dê uma olhadinha no conteúdo do Viver de Youtube.

Acompanhe o que os grandes canais de notícias estão comentando sobre o seu mercado e fique de olho nos seus concorrentes para saber qual estratégia estão adotando. Dessa forma será mais fácil você sair na frente com alguma novidade e surpreender possíveis clientes.

Adote um posicionamento profissional e a medida que for melhorando a comunicação com seu público e começar ajudá-los a resolver seus problemas, eles passaram a te enxergar como uma especialista em seu mercado e naturalmente  começaram a falar de você e do seu negócio para outras pessoas.

3 – Tenha um blog

Se você ainda não tem um blog para o seu negócio, você precisa criar um o mais rápido possível. Porque? Bem, com um blog você poderá contar com a força do Google.

Mas atenção! Para ser encontrado no Google seu blog precisa ter um tema voltado para conversão. Se quiser e puder investir em um template pago, recomendo que invista no ConversionWP, que não é o que eu estou usando, mas é tão bom quanto e te ajudará a ter bons resultados na internet.

Além disso, ao produzir conteúdos relevantes e de qualidade, que tire dúvidas, mate objeções e ajude a solucionar problemas do seu público relacionados a sua área de atuação, eles começaram a participar, deixando seus comentários e agradecimentos.

E isso aumentará a sua autoridade!

4 – Tenha uma forte presença nas mídias sociais

Se o seu negócio ainda não está nas principais mídias sociais, não perca mais tempo! Crie suas páginas e comece a publicar conteúdo relevante.

Além disso, siga um padrão, adote uma frequência e tenha constância em suas postagens. Pois autoridade se constrói aos poucos e com periodicidade.

O conteúdo pode ser produzido e entregue em diversos formatos, tais como: artigos, posts, áudios, vídeos, infográficos e lives. Investigue quais são os formatos ideais para o seu público!

5 – Colete depoimentos

Peça para seus clientes fazerem um depoimento contando sobre a experiência que tiveram com seu trabalho ou produto e publique nas redes sociais. Mas lembre-se de pedir autorização assinada para publicar, evitando assim problemas futuros. Pois depoimentos ativam o gatilho da prova social

Concluindo

Autoridade não se constrói da noite para o dia!

É preciso muito trabalho e dedicação constante para fazer dar certo!

Assim como no mundo off-line, em que geralmente começamos nossa carreira fazendo um estágio, muitas vezes sem remuneração e aos poucos conquistamos novos cargos e passamos a ser reconhecidos e valorizados.

Por isso se você deseja mesmo empreender online, seja vendendo produtos ou serviços, tenha humildade ao começar e não se iluda com histórias de ganhos absurdos em poucos meses.

Comece a produzir conteúdos com frequência, exponha-se, participe e construa sua marca na internet.

Pois é formando uma base sólida que você terá grandes chances de obter sucesso!

E por hoje é só… Espero ter te ajudado com este artigo!


Se achar que este conteúdo te ajudou e que pode ajudar outras pessoas, não deixe de compartilhar.

Ah, não se esqueça de me dar o seu feedback, contando o que achou deste artigo! Vou amar saber a sua opinião!

Abraços, sucesso e até o próximo artigo!

 

 

Avalie este artigo!